quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Dean Kaelin: Cantar é como um esporte, não é necessário ser o melhor cantor para fazer sucesso, mas sim paixão e prática.

Fala galera, que acompanha o Rock Alive Brasil!!!

Dean Kaelin visitou São Paulo com o Workshop: International Teachers Mix Voice e nossa equipe esteve presente, confiram a abaixo como foi:

Dean Kaelin/Durante Workshop
Durante o workshop de canto realizado no dia 09.08 no Espaço Som em São Paulo, o presidente da IVTOM - International Voice Teachers of Mix Dean Kaelin, deu instruções para cantores e professores do ramo, de como aprimorar o tom de voz para ser um melhor profissional.

Dean é um renomado instrutor de canto mundialmente conhecido por cuidar da voz de grandes de cantores do The Voice, American Idol além de atuar como cantor em peças na Broadway e produtorDe acordo com ele a maneira errada de cantar trás malefícios as cordas vocais, para não ter problemas futuros é necessária muita prática das técnicas vocais.

Dean exemplificou com o futebol, se pegar uma bola e dar para jovens pode ser que alguns o talento será nato, conseguiram fazer alguns movimentos mas não adianta ter talento para o esporte se não treinar diariamente e mesmo assim isso não indica que será sucesso, para isso é necessária emoção, persistência e energia, é isso que faz um bom esportista, ou seja, não adianta ter uma eximia voz se todo o resto é esquecido. 

Hoje em dia, em ritmos como o Rock e o Pop, não são necessários ter uma exímia voz, a não ser um cantor de ópera, esses sim necessitam além da prática, nascerem com o talento. Durante a palestra foram selecionadas algumas pessoas para terem o privilégio de serem ouvidas por Dean e receberem seus ensinamentos. 

O interessante é que todos os cantores preferiram cantar em inglês. O coach escutava pacientemente os selecionados, após o termino ele mostrava como é possível aprimorar o canto com pequenos passos, a sensação de quem assistia, era que um médico dava um diagnostico a um paciente e após alguns minutos ele recebia a solução de seu problema. 

Questionando sobre as dificuldades dos brasileiros no canto, ele avisa que algumas vogais e consoantes são difíceis para quem fala português, pois no canto em inglês, a forma da pronuncia é diferente. Por isso é necessário modificar o som das vogais, para adequá-las ao um tom apropriado, ou seja, para ser um bom cantor é necessário utilizar o Mix Voice, pois tem algumas pessoas que cantam bem alto (agudo) e bem baixo (grave), o complicado para essas pessoas é fazer o médio, então trabalhando no meio desses dois tons, conseguirá além de uma voz bonita, terá sua voz por muito tempo.​

Depoimentos dos participantes:

Cecy Ayumi/Arquivo Pessoal
"Foi um prazer receber Dean em São Paulo. A técnica do Mix vem ganhando espaço lá fora pela eficácia e versatilidade, mas ainda é pouco conhecida no Brasil. 
Muitos participantes me contaram do espanto que foi ouvir suas vozes mudarem em questão de minutos e da satisfação de sentir que tinham mais autonomia e controle, sem sofrer. 
O objetivo é atrair sim cada vez mais alunos e professores para criar um solo fértil para diálogo, exploração e crescimento conjunto. Todos temos a ganhar quando estamos abertos para coisas novas.
Gostaria de orientar os professores que se interessam em se certificar e estudar a técnica para entrarem no site do IVTOM, www.ivtom.org." - Cecy Ayumi - Organizadora do evento!
"Subir ao palco do masterclass foi uma experiência nova e totalmente inusitada para mim. Eu, que nunca havia cantado em público, me inscrevi impulsivamente para cantar para um professor conceituado de canto. Quando cheguei e vi a quantidade de pessoas presentes quase desisti. Ainda mais por sentir que era a única do ambiente que não vivia da música.
Taissa Cruz/Rock Alive Brasil
A hora passou rápido, com a dinâmica e ensinamentos de Dean e quando vi, já fui chamada para subir ao palco. Apesar do nervosismo, Kaelin se mostrou paciente e comprovou ser um ótimo professor. 
Na frente dos nossos olhos ele mudava a voz das pessoas e as fazia soar maravilhosamente bem,  porque comigo havia de ser diferente? 
Cantei inúmeras vezes e senti seus exercícios fazerem a diferença e trazerem de volta a minha confiança. 
A aula foi maravilhosa assim como a interação das pessoas. Agradeço a todos os envolvidos por terem me dado essa oportunidade e terem me ouvido, principalmente a Cecy por ter acreditado em mim desde o início."  - Taissa Tiemi Tanobe da Cruz! 

André Aguiar/Arquivo Pessoal
"Passei a acreditar que de fato eu podia melhorar. Eu fazia os exercícios com perfeição, mas sentia que na hora do "vamos ver", de cantar mesmo, ainda não estava excelente. Estava bom, mas algo ainda não estava certo. Eu sabia que tinha falhas, mas não conseguia identificar.
Faltava agora alguém para me indicar elas, e mais importante, me ajudar a corrigi-las.
E assim foi a experiência na master class com o Dean. Primeiramente ele me pediu que cantasse a música que escolhi. O nervosismo do momento me fez notar que eu não estava conseguindo manter o controle até em partes consideradas "fáceis" da música.

Então, pedindo que eu mantivesse a mesma sensação, ele sugeriu que eu colocasse "estilo", como eu havia tentado fazer da primeira vez. E lá fui eu, consistente e agora "com estilo". "Awesome", ele disse!

E ele confirmou: durante as partes mais fáceis eu cometi mais erros. Exatamente porque eu estava desleixado. Minha entonação era inconsistente, e isso é o que dava o ar de "amador", nas palavras do próprio. E aí veio a primeira lição importante: a inconsistência no timbre/intonação da voz é que faz um cantor, mesmo que bom e afinado, soar amador.

E é com esse novo aprendizado que vou evoluir de agora em diante. Sou grato ao Dean por repassar esse conhecimento com tanto cuidado, especialmente para não desanimar os pretendentes a cantores, e à Cecy, que abriu as portas de todo um universo de possibilidades para minha voz." - André Aguiar!
Dean Kaelin/Durante Workshop
 E aí curtiram? Então para conhecer mais sobre o IVTOM e Dean Kaellin, acompanhem a página do Facebook.

Fiquem ligados que vêm mais novidades por aí!!!

See You Soon!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário