terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Resenha: “Monuments to an Elegy”, Smashing Pumpkins!

Salve galera do ROCK ALIVE BRASIL, beleza?!

Capa/Monuments to an Elegy/Divulgação
Acaba de sair oficialmente o novo trabalho do Smashing Pumpkins (uma das principais atrações do Lollapalooza 2015). “Monuments to an Elegy” é o 8º disco de estúdio da banda e o 3º álbum de inéditas desde a volta (e reformulação) do grupo em 2006.

Dois aspectos que me chamaram a atenção em relação ao Monuments é o fato de ser o cd mais curto do Smashing – cera de 32 minutos de duração – já o outro ponto é que as canções flertam com o rock em faixas como “Tiberius” e “Monuments” e o pop em “Drum + Fife” ,“Run2me” e “Dorian, inclusive essas três citadas contém o uso de sintetizadores ao estilo New Order.

Com 9 faixas e um pouco mais de meia hora de duração, “Monuments to an Elegy” mostra um disco mais simples do Smashing, pois seu antecessor “Oceania”, de 2012, é um trabalho muito mais complexo e elaborado. Já para Monuments, a impressão que se tem do álbum é que Billy Corgan (líder e mentor do conjunto) resolveu fazer um obra mais despretensiosa e com isso acabou criando um ótimo disco.

Monuments to an Elegy” é um disco acima da média, porém, não tem como compará-lo com clássicos como “Gish”, “Siamese Dream” e “Mellon Collie an the Infinite Sadness”, trabalhos da melhor fase do grupo que durou de 1991 até 1995, que continha a baixista D'Arcy, James Iha na guitarra e Jimmy Chamberlin na bateria.

Mesmo (que atualmente) o Smashing Pumpkins seja mais um projeto solo do Billy Corgan do que a banda que fora na década passada, o grupo provou com “Monuments to an Elegy” que não se tornou uma piada de si mesmo – isso graças ao poder criativo de Corgan como compositor - e que eles [à banda] tem potencial para lançarem novos trabalhos e energia para apresentações ao vivo.

Álbum/Monuments to an Elegy/Divulgação
É isso pessoal! Espero que tenham curtido a resenha do novo disco do Smashing Pumpkins e já sabem: acessem ao ROCK ALIVE BRASIL para ficarem por dentro das novidades do cenário musical nacional.

Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário