quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Lista: Os 10 Melhores álbuns de 2014!

Fala galera que acompanha o Rock Alive Brasil!!!

Sempre gostei de listas e rankings. Desde moleque criava minhas próprias listinhas como: os 10 melhores desenhos animados, os 5 melhores jogos de snes, etc. Assim que mergulhei no universo musical criava minhas coletâneas em fita cassete, geralmente eram "Best of" de alguma banda ou estilo musical.

Com o Mp3 e YouTube a vida ficou mais feliz, as coletâneas e playlists se tornaram essenciais pra mim. Agora que tenho a oportunidade de escrever aqui, nada mais natural que utilizar este espaço para compartilhar com vocês meus rankings, com direito a "podium", medalhas e troféus.

Os 10 Melhores álbuns de 2014

O ano de 2014 foi excelente para quem gosta de música de qualidade. Montar essa lista não foi fácil, ouvi muita coisa boa e vários álbuns me chamaram muita atenção. Alguns deles inclusive tinham totais condições de figurar entre os campeões, por isso resolvi citá-los ao final da matéria. 

Criei também uma playlist no Spotify (mais uma grande novidade no Brasil em 2014, mas isso é assunto para outra postagem) com músicas de todos esses álbuns, uma espécie de resumo do que foi 2014 musicalmente falando, se você não possui acesso ao serviço, o cadastro é rápido e gratuito, vale a pena. 

A dica é: solta o play e curta as músicas lendo a matéria, garanto que será mais legal do que assistir a retrospectiva da globo!

Playlist:


Capa/Divulgação

10 - Project46 - Que Seja Feita Nossa Vontade

O representante nacional da minha lista é uma banda que corre na contramão do cenário atual no Brasil e prova que não existe mais espaço para amadores. O profissionalismo desses caras é digno de admiração e o resultado é uma banda pronta para conquistar mundo (mesmo com letras em português, porque não?). "Que Seja Feita Nossa Vontade" é bom do início ao fim, uma avalanche de riffs e peso, lapidados em uma bela produção.




Capa/Divulgação


9 - Slash - World on Fire

Mais afiados do que nunca, Slash e sua trupe lançaram um dos álbuns mais legais de 2014. A pegada violenta do guitar hero se mostra tão inspirada quanto em seus tempos áureos. Slash escolheu ser feliz ao invés de viver do passado e o reflexo disso está evidente em "World on Fire".





Capa/Divulgação


8 - Foo Fighters - Sonic Highways

"Sonic Highways" de alguma forma me cativou. A contrário de muitas resenhas negativas que li sobre o álbum, gostei muito do caminho seguido por Dave Grohl e cia. As músicas tem um clima nostálgico e a simplicidade do rock setentista se faz presente. Ouço todo dia e pelo visto vou continuar ouvindo por um bom tempo!



Capa/Divulgação


7 - Blues Pills - Blues Pills

Black Sabbath é vida! O Blues Pills é mais uma das muitas bandas que beberam da fonte sabática, mas tem um grande diferencial, o vozeirão da vocalista Elin Larsson. Feche os olhos e mergulhe na "psicodelia" da maior revelação de 2014.





Capa/Divulgação

6 - Jack White - Lazaretto

Jack White junto com Corey Taylor e Dave Grohl, são os rock stars dos nossos tempos. Excêntrico e genial, White se mantém no topo em 2014. "Lazaretto" é tão bom quanto "Blunderblus", os violinos, timbres vintages e vocais malucos também estão aqui para nos divertir. Um álbum para ouvir várias vezes e sempre descobrir algum novo detalhe.





Capa/Divulgação


5 - Winger - Better Days Comin'

O Winger é muito mais do que uma das banda de Hard Farofa dos anos 80 e "Better Days Comin" é a prova concreta disto. Riffs furiosos, elementos de rock progressivo, power ballads e muito talento individual dos músicos, compõem este que é melhor álbum desde o retorno da banda.






Capa/Divulgação

4 - At the Gates - At War With Reality

Talvez a banda mais influente dos últimos 15 anos, inspirou toda uma geração dentro do Heavy Metal que chamamos hoje de "Melodic Death Metal" (odeio esse rótulo). "At War With Reality" marca o retorno do At The Gates ao trono, em plena forma. A combinação perfeita de metal extremo com melodias e letras inteligentes está aqui, no melhor álbum da banda!






Capa/Divulgação


3 - Mastodon - Once More Round The Sun

O aguardado último álbum do Mastodon não decepcionou. A fórmula de sucesso está sendo lapidada pela experiência e o auge está aqui, talvez o álbum mais citado em outras listas como esta, em blogs e publicações especializadas ao redor do planeta. Progressivo, jazz, metal e hard rock nunca se deram tão bem juntos.





Capa/Divulgação
2 - Killer be Killed - Killer be Killed

Max Cavalera sabe das coisas. Ao se juntar a Troy Sanders (Mastodon), Greg Puciato (The Dillinger Escape Plan) e Dave Elitch (ex-The Mars Volta), mostra que está antenado ao que rola no mundo do metal e prova a todos o quão genial e relevante ainda é. "Killer be Killed" é uma belíssima pancada na orelha, mesclando diversos elementos do heavy metal com muita personalidade e proficiência (com esse time campeão não seria diferente). "Wings of Feather and Wax" aponta para o futuro do Heavy Metal, onde cada vez ficará mais difícil rotular as bandas.



Capa/Divulgação


1 - Rival Sons - Great Western Valkyrie

O grande lançamento de 2014 é quase sobrenatural. A audição de Great Western Valkirie, funciona como uma viagem a mágica década de 70. "Open My Eyes" tem calibre pra virar um clássico do rock e a dupla Jay Buchanan e Scott Holliday é a mais talentosa que vemos a muitos anos. Com o Rival Sons, não tenho dúvidas que o rock está salvo.




Menções honrosas (sem ordem de preferência)!!!

Califórnia Breed - Califórnia Breed
Threshold - For The Journey 
Adrenaline Mob - Men of Honor
Unisonic -  Light of Dawn
Edguy - Space Police
Judas Priest - Redeemer of Souls
Accept - Blind Rage
Slipknot - 5. the Gray Chapter
Exodus - Blood in Blood Out 
Age Of Artemis - The Waking Hour 
Grand Magus - Triumph and Power
Mr. Big - ... The Stories we could tell 
Opeth - Pale Communion
Machine Head - Bloodstone and Diamonds
Chicago - Now

Fica também a sugestão para vocês criarem seu próprio top 10 e incluírem nos comentários, assim compartilhamos nossas impressões.

Abraços!!!

2 comentários:

  1. A lista é incrível estou ouvindo ainda, e porra essa Better Days é uma delícia de ouvir

    ResponderExcluir