quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Uma breve análise sobre "Speed of Light", novo som do Maiden!

Fala galera do Rock Alive Brasil, beleza?!

Enfim o Iron Maiden lançou o single do seu novo disco de estúdio e sobre à música que falarei hoje!

Em fevereiro os fãs do Maiden ficaram apreensivos com a notícia que Bruce Dickinson havia sido diagnosticado com câncer na língua no final de 2014. Meses depois - em maio - o grupo divulgou uma nota informando que o "frontman" estava curado da doença.

Divulgação/Álbum
Antes que Dickinson soubesse da doença, o grupo estava em Paris gravando o 16º trabalho, no qual o público ainda não tinha conhecimento do projeto, e após o informe sobre o estado de saúde do vocalista, os ingleses decidiram atrasar o lançamento do “The Book Of Souls”, até que  ele [Bruce] estivesse totalmente recuperado.

Enfim, após Bruce ter se recuperado começaram a surgir várias informações sobre “The Book Of Souls”, entre as quais informavam que esse era o primeiro disco duplo do grupo e que a obra contém uma composição de 18 minutos – a maior feita pelo Maiden até hoje!

Bom, a capa foi divulgada, o tracklist, os vários formatos que o álbum será comercializado e sua data de lançamento – previsto para o próximo dia 4.

Sexta-feira passada (14), os fãs entraram em surto com a divulgação do primeiro single do do álbum, “Speed of Light”, no qual tanto a música como o vídeo clipe – que faz referências há 4 décadas da evolução dos vídeos games, no qual o ápice do vídeo é o Ed saindo na porrada com o capeta ao estilo Mortal Kombat - são muito bons!

Algumas considerações sob “Speed of Light”:

A música lembra muito os primeiros anos de Dickinson no grupo (de 1982 até 1988), no qual o som remete bem aos trabalhos feitos a partir do “The Number of the Beast”.

Citei acima “os primeiros anos de Dickinson no grupo”, pois antes da saída de Bruce em 1994, o grupo lançou dois discos irregulares - “No Prayer for the Dying” (90) e “Fear of the Dark” (92) (embora a faixa título deste último trabalho tenha se tornado clássico obrigatório nos shows). Com a volta de Bruce em 2000 – após a banda ter tido uma péssima fase com o vocalista Blaze Bayley – os caras lançaram o ótimo “Brave New World”. Porém, após Brave, os álbuns do Iron tornaram-se “mais do mesmo”, embora “Dance of Death” (03) e “A Matter of Life and Death” (06) sejam bons discos, percebe-se que são iguais a tudo que o Iron já havia feito. Mas em 2010, os ingleses lançaram “The Final Frontier” - talvez um dos melhores trabalhos do Iron desde "Brave New World” – no qual sua sonoridade relembra bastante o clássico “Somewhere in Time” (86).

Voltando ao ótimo single lançado há pouco tempo, se o conteúdo de “The Book Of Souls” for no estilo de “Speed of Light”, o 16º trabalho os ingleses têm tudo para se tornar um dos melhores discos já lançado pelo sexteto.

Sei que é muito difícil um grupo como o Iron Maiden se reinventar após ter fincado sua marca no heavy metal, porém são grandes as expectativas – seja para o bem ou para o mal – de “The Book Of Souls”, porque esse é o primeiro trabalho duplo de estúdio com 11 músicas e cerca de 92 minutos de duração, sem contar que nós fãs do Maiden queremos escutar o épico “Empire Of The Clouds”, a já famosa faixa de 18 minutos que ainda é um mistério... Agora nos resta esperarmos até dia 04 de Setembro para descobrir o que o Iron Maiden preparou para nós.
Assista o videoclipe "Speed of Light":

É isso aí pessoal! Espero que tenham curtindo minhas considerações sobre o novo trabalho do Iron Maiden e já sabem: acessem ao Rock Alive Brasil e fiquem por dentro na novidades do cenário musical nacional!

Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário