terça-feira, 15 de abril de 2014

Jeffrey Skounson: Brasileiros e poloneses precisam cuidar melhor da voz!

Fala galera, que acompanha o Rock Alive Brasil!!! 

Durante o workshop de canto realizado no dia 29.03, no Espaço Som em São Paulo, o Master Instrutor do IVA - Institute for Vocal Advancement - Jeffrey Skouson, deu instruções para cantores e professores do ramo, de como cuidarem melhor da voz para que esta permaneça por muito mais tempo.
Jeffrey Skounson/Divulgação IVA


Jeffrey é um renomado instrutor de canto mundialmente conhecido por cuidar da voz de grandes cantores de bandas como AbbaThe Killers, Imagine Dragons, entre outros. Além disso é um exímio cantor, pianista e produtor do mais famoso musical da Broadway em Las Vegas, o espetáculo Les Miserables.

De acordo com ele existem dois tipos de voz: a de peito e a de cabeça, mas a maioria dos cantores inclusive os brasileiros utilizam a voz de peito, por isso Jeffrey considera os cantores brasileiros e os poloneses as "piores" vozes do mundo.

A voz de peito tem aparência de ser mais forte e potente, no entanto a utilização desse tipo remete a um maior atrito nas cordas vocais, podendo assim criar lesões que podem ser leves como um pequeno calo vocal, uma bolha e o mais grave, uma bola de sangue.



Os dois primeiros são curáveis, apenas com um bom instrutor vocal ou um fonoaudiólogo, já o terceiro caso é grave, e é necessária uma intervenção cirúrgica. Atenção essa é a dica para vida de todo bom cantor! A regra de ouro que um cantor não deve esquecer, é aprender a técnica da “Mix Voice”. 

Letícia e Jeffrey, durante exercício vocal/Rock Alive Brasil


O termo “voz mista” é denominado ao timbre correto a ser utilizado para cantar sem causar danos nas cordas vocais. Essa técnica é solução para todos os cantores que já começam a sentir dificuldades, ou um maior cansaço na voz após um show.


"Deixo bem claro que essa técnica deve ser utilizada apenas com supervisão de um professor especializado no tema. Pois a técnica mal utilizada pode trazer malefícios. Cuidado!", explica Jeffrey.


E aí curtiram a entrevista? Então cuidem bem da voz, e procurem sempre por um professor qualificado!



Agradecemos ao professor Rafael Barreiros, pela oportunidade de acompanhar a palestra, e de entrevistar Jeffrey Skounson.


Até mais!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário