quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Educação Musical ganha mais espaço na Expomusic!

Fala galera, que acompanha o Rock Alive Brasil!

Programa de Visitação Escolar vai levar à feira mais de 2 mil jovens e crianças de mais de 60 instituições de ensino.
Expomusic/Primeira Página
Na Expomusic – Feira Internacional da Música, que acontece de 21 a 25 de setembro no Anhembi, em São Paulo, a musicalização infantil e a cultura educacional pela música caminham lado a lado com os negócios e o entretenimento.

Nesta edição, a Educação Musical ganha atenção especial tanto para as crianças, que participam de oficinas de iniciação musical, quanto para professores interessados em incentivar a prática de música. 

Serão dois tipos de atividades. Nos dias 21 e 22 (quarta e quinta-feira), uma especialista cedida pela JogVibratom, empresa especializada na produção de instrumentos voltados para o aprendizado, apresenta a professores, lojistas e demais pessoas interessadas as diversas formas de abordar a educação musical, um resumo de pedagogias e propostas, e o uso de instrumentos construídos para iniciação musical.

Na sexta, sábado e domingo (23 a 25), é a vez das crianças. Com foco na faixa dos 4 aos 11 anos,elas participam de Oficinas de Iniciação Musical onde recebem orientação de especialistas da JogVibratom e de professores do Conservatório Souza Lima em atividades coletivas. As brincadeiras e exercícios estimulam a vivência da música por meio de ações lúdicas e prazerosas feitas com instrumentos, conforme propostas de pedagogos como Orff, Kodály e outros.

São muitos os benefícios associados ao aprendizado da música em todas as idades, mas especialmente na infância: amplia a capacidade de raciocínio; fortalece e melhora a coordenação motora; melhora o comportamento em sala de aula; diminui o estresse; e reforça o sentimento e convivência em grupo.

“Com esta iniciativa, a Expomusic apoia um processo de evolução do ensino da música. Os espaços em que isso acontece na sociedade são muitos, especialmente nas escolas regulares, escolas de música, associações e igrejas. Dentre estes, um espaço muito especial, pois atinge todas as crianças, é a escola, que recebeu a Música de volta ao currículo após anos”, lembra Luiz Guilherme, diretor Administrativo da JogVibratom.

As inscrições para as duas atividades serão feitas diretamente no Espaço Musicalização Infantil da Expomusic, com vagas limitadas. As turmas de adultos, nos dias 21 e 22, têm início às 14h, 16h e 18h, com duração de 100 minutos. As atividades infantis, de 23 a 25, começam a cada hora cheia e duram 50 minutos. 

Nos intervalos, quem não pôde participar das atividades na íntegra pode visitar o espaço para conhecer os instrumentos e demais materiais didáticos. A Educação Musical na Expomusic 2016 é uma ação da Francal Feiras, Abemúsica e I-Musica, em parceria JogVibratom e Conservatório Souza Lima.

Recepção musical

Nos dias 21, 23 e 25, os visitantes da Expomusic serão recebidos pela boa música do projeto “ForaDaCaverna”, uma iniciativa do professor Uelinton de Seixas em conjunto com a Prefeitura de São Paulo.

O grupo musical, formado por alunos e ex-alunos das bandas das EMEF Frei Francisco de Monte Alverne e Presidente João Pinheiro, tem como principal objetivo estimular os jovens talentos a continuarem tocando e se manifestando por meio da música. A primeira ação do “ForaDaCaverna”, já em andamento, é a ocupação musical de parques e demais espaços públicos de São Paulo, a fim de levar a música e os músicos formados nas escolas ao conhecimento da população da cidade.

Na Expomusic, o grupo vai interpretar um repertório variado de conhecidas canções nacionais e internacionais, como Agente 69 (Funk Como le Gusta), Beat It (Michael Jackson), Fiu Maravilha (Jorge Ben Jor), Pump’t (The Black Eyed Peas), Manoel (Ed Motta), I Feel Good (James Brown) e muitas outras.

As apresentações, com duração média de 50 minutos cada, acontecem na recepção da feira, nos dias 21, 23 e 25, às 12h30 e 14h20. Os integrantes da banda passeiam pelos corredores da feira nesses mesmos dias, entre 15h e 16h30.

Visitação escolar

Em mais uma iniciativa da Abemúsica para incentivar e estimular o estudo da música, a Expomusic mais uma vez abre espaço para alunos de escolas regulares, ONGs e projetos sociais visitarem a feira, nos dias 23 a 25 (sexta a domingo). Cerca de 2 mil crianças e jovens, de mais de 60 instituições de ensino, já se cadastraram para participar do evento e entrar em contato com os instrumentos musicais das 300 marcas expositoras. 

Sobre a EXPOMUSIC 

A EXPOMUSIC é o maior e principal palco para os negócios do setor, a disseminação do conhecimento e entretenimento musical, na América Latina. Nesta edição, a feira chega em novo formato, com espaços diferenciados para negócios, palestras profissionais e educação musical – como práticas de musicalização infantil, visitação escolar e festival direcionado a escolas de música.

O novo local, o pavilhão do Anhembi, que já abrigou grandes shows nacionais e internacionais, possibilitou a criação da Arena Expomusic. O amplo espaço, que abrange a área externa e o auditório Elis Regina, apresentará uma programação diversificada e voltada ao entretenimento dos visitantes, como Music Hall Festival, o festival “São Paulo é Tudo de Bom, a Expomusic Também”, espaço interativo para shows de bandas independentes em um palco flutuante no espelho d’água do Anhembi, apresentação de bandas convidadas, exposições, lojas temáticas, bate-papos com músicos, live painting, meet and greet e muitas outras atrações.


SERVIÇO:
EXPOMUSIC 2016 – 33ª FEIRA INTERNACIONAL DA MÚSICA
Data: 21 a 25 de setembro de 2016
Horários:
Dias 21 a 24: das 13h às 21h
Dia 25: das 13h às 19h
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi
Promoção/Organização: Francal Feiras
Patrocínio: Abemúsica – Associação Brasileira da Música
Apoio: I-Música – Instituto Abemúsica pela Educação Musical e campanha A Música Quer Você
Twitter: @feiraexpomusic
Facebook: Feira Expomusic
Google +: Expomusic
Instagram: Expomusic
Informações pelo telefone: (11) 2226-3100
DIA 21 e 22: FEIRA ABERTA EXCLUSIVAMENTE PARA PROFISSIONAIS
DIAS 23, 24 e 25: PARA PROFISSIONAIS MUNIDOS DE CREDENCIAL E ABERTA AO PÚBLICO MEDIANTE COMPRA DE INGRESSO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário