sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Blog Mari Lima entrevista: Banda Dagma


Bom dia galera que acompanha o Blog Mari Lima!!

E hoje é o grande dia hein?? De quê? Oras, afinal é o fim do mundo!! rsrsrs

Então, antes dele acabar apresento à vocês a Banda Dagma, de Santos, São Paulo. 

Um breve release da banda:



                                                 
                



"Formada em 2009 com o nome de M³ (m-ao-cubo). Inicialmente por Jêjê (guitarrista) e Tamires (ex-integrante). A parceria começou em 2007 quando juntas compunham as primeiras músicas. Com a ideia de formar uma banda "feminina" houve dificuldades em encontrar musicistas, após algum tempo e uma árdua busca via internet encontraram "Keka" (atual baixista). Assim que o trio se reuniu pela primeira vez, ocorreu a melhor das sintonias, as ideias batiam  e tudo se encaminhava para sair do papel. 

Buscamos uma vocalista Bia (atual vocal), já experiente após compor uma banda de MPB no qual tocava nas noites, depois de muito tempo sem executar a função, foi convidada a assumir os vocais da banda. Depois de alguns meses de resistência por receio em ter novas frustrações, Bia resolveu encarar o desafio e aceitou o convite. Com ela trouxe Adha (o atual baterista ), para compor a banda, pois é  o plano inicial não teve mais sentido após a chegada dele, também houve sintonia  e ao final a formação estava completa, entrosada e com o feeling muito bom, que prometia chamar a atenção. Sua primeira apresentação foi em 2010 num festival escolar e no mesmo ano o primeiro show em uma casa conceituada da cena na região no Studio G em Santos. 

Ao longo desse tempo a banda passou por várias mudanças. Atualmente é formada por Bia (vocal), JêJê (guitarra), Keka (baixo) e Adha (bateria). A mudança do nome, para Dagma (que entre outros significados é também “Dias de Glória”), foi o "boom" inicial que a banda precisava. Foi após essas renovações e apostando no significado do novo nome que a banda entrou de cabeça de vez na luta por sua trajetória no cenário musical da baixada santista e motivou-se mais ainda para tornar o sonho realidade.
Com uma sonoridade Rock e vertentes da levada PopRock, letras que retratam relacionamentos e decepções, amizades, cotidiano entre outros temas, a banda vem buscando seu espaço no cenário musical da baixada santista, já tendo no currículo um show com gravação de cd/dvd ao vivo (1º Oryon Fest com a formação 100% feminina e o antigo nome/ 2011 ) e show em São Paulo (Invasão Santista – Isis Rock Bar/atual nome e formação).
Em 2012 a banda já possui duas faixas próprias  em divulgação e têm planos para a gravação de seu 1º EP. "
                                               

Curtam a entrevista


BML - Olá meninas, tudo bem?

BD - Oiiieeee tudo ótimooo e com você Mari e equipe do blog?

BML - Como surgiu a banda, e por que deram este nome à banda?

BD - A banda iniciou suas atividades oficiais em 2010, foi formada pela Jêjê (guitarrista) e Tamires ex- integrante alguns anos antes quando juntas já compunham algumas canções. Inicialmente a ideia era formar a banda somente por mulheres. Mas após a entrada de Bianca (vocalista), que por dificuldades de encontrar musicistas femininas ainda mais baterista nos apresentou Adhair (baterista). Houve muitos contratempos após a formação estar definida, em 2011 a formação era totalmente feminina e em 2012 voltou à formação original, mas sem a Tamires (ex- guitarrista e baterista). Com isso decidimos recomeçar do zero a começar pelo nome, para inspirar novos ares.   Foi dai que num belo dia a Jêjê lembrou-se vagamente do nome de sua professora no colegial, curiosamente foi buscar o que significava. Estava entre alguns, dia glorioso, glorias do dia, dias de gloria. Dai ela informou a todos sobre a possível mudança, pois os significados eram bem fortes e se enquadravam na meta da banda... Então todos aceitaram e adoraram o novo nome que foi aderido a partir de 2012 assim surgiu a Dagma.



BML - Meninas, o som de vocês é bem pop rock, em quais bandas vocês se espelharam?

BD - Os gostos musicais entre os integrantes na realidade são bem diversificados vai desde o MPB ao heavy metal, legião urbana, Vanessa da mata, Pitty, Evanescente, Foo Fighters, Red Hot Chili Peppers, Nightwish, Delittus, Fresno, Kid Abelha, Cassia Eller entre outras.


BML - Quem que faz as composições na banda?

BD - A maioria é composta pela Jêjê, existe mais de 40 musicas compostas por ela, Mas foi difícil selecionar entre tantas, algumas e trabalhar os arranjos pra que ficasse com a cara da banda, a Keka (Baixista) também tem suas relíquias guardadas e quando ela dispõe a mostrar. (porque ela não gosta das musicas que compõe) também trabalhamos os arranjos.

BML - Hoje, ainda existe certa dificuldade de bandas conseguirem locais para tocar ou divulgar o som, em Santos as bandas encontram esta dificuldade? Vocês chegaram a ficar sem locais para tocar antes de se tornarem conhecidos?


BD - Fato ate hoje existe essa dificuldade. Também nem temos tanto reconhecimento assim. Na região existe varias oportunidades pras bandas não podemos negar, mas ao mesmo tempo se tornam oportunidades inviáveis para algumas, pois ainda existe aquele velho lance de cotas de ingresso pra podermos tocar em algum lugar só pra   mostrar nosso som, ou ate abrir pra bandas famosas.  Pra nos não vale muito a pena por não termos ainda um publico "fiel" podemos dizer assim, não conseguimos atingir a demanda das cotas e muitas vezes pagamos do nosso bolso para podermos tocar. E já por conta disso ate cogitamos a possibilidade de mudarmos um pouco do nosso estilo pra tocar fixo em casas noturnas, bares essas coisas, o que infelizmente com o som que a gente toca em lugares como esses não eh bem visto.

   
BML - Os integrantes praticam algum tipo de esporte? Qual? Possuem algum estilo próprio de roupas ou se influenciam em outros artistas/bandas?

BD - Bom a Jêjê(guitarrista) e a Bianca(vocalista)  jogavam futebol, e às vezes ainda jogam, a Keka (baixista) no momento está parada, mas praticava judô e natação, o Adha(baterista) é o único que aparentemente não era esportista. Quanto ao estilo cada um prefere seguir seu próprio estilo, se vestindo como se sente mais a vontade. Só a keka que às vezes curte um estilo um pouco mais skatista ou mais emo, mas também sempre no contexto dela, sem exageros.


BML - Hoje com a distribuição de música via internet (Onerpm, Soundcloud, Amazon, iTunes), qual é a visão de vocês sobre isso? É bom ou ruim para o artista?


BD - A gente acha bom sim, dessa maneira à gente conseguiu alcançar um publico onde talvez sozinhos não conseguiríamos chegar, hoje temos seguidores em vários estados e isso nos deixa muito contente, eh uma forma fácil e rápida de expandir o nome da banda. Mas de um modo geral não

BML - Quais são os planos da Dagma, para 2013?

BD - Bom, acho que a Dagma vai tentar dar continuidade a alguns planos não concluídos de 2012.
Primeiramente estamos focados em uma boa divulgação visual e uma pequena repaginada, queremos aumentar o alcance da banda. Além de trabalhar em músicas novas e voltar ao plano do lançamento do primeiro EP que por alguns problemas não aconteceu nesse ano de 2012.


E aí curtiram??



Então assistam na íntegra o videoclip da música "Reconquistar"





                                             


2 comentários:

  1. AEEee bacanaaa mari eu em nome da banda gostaria de agradecer imensamente pela força e o espaço e a todos que curtiram e tiverem curiosidade de nos conhcermos abaixo segue os links de todas as nossas redes sociais

    SItE: www.dagma-rock.wix.com/dagmaoficial
    FANPAGE : http://www.facebook.com/dagmaoficial
    SOUNDCLOD : http://soundcloud.com/dagmaoficial
    MELODY BOX: http://www.melodybox.com.br/dagmaoficial
    TUMBLR : http://dagmaoficial.tumblr.com/
    TWITTER : http://www.twitter.com/dagmaoficial
    YOUTUBE : http://www.youtube.com/dagmaoficial
    DOWNLOAD : http://www.ouve.ai/dagmaoficial
    REVERBNATION: http://www.reverbnation.com/dagmaoficial

    ResponderExcluir
  2. Curti ler essa entrevista, obtive informações da Banda, que desconhecia,apesar de ser mãe da Guitarrista Jêjê... acompanho a Banda já alguns anos rsrs... mas estava um pouco por fora dos pequenos e interessantes detalhes de como tudo começou e está se encaminhando ...
    Mari Lima,
    Parabéns!! Pelo seu excelente trabalho!

    ResponderExcluir