sábado, 26 de fevereiro de 2011

Resenha: "Capitalismo, hipocrisia e futilidade" - Pearl Jam-Do The Evolution

O começo do video, mostra o início de tudo, o Big Bang. Logo após, mostra o Darwinismo, a Lei dos mais fortes, da evolução das espécies, logo se percebe que quanto mais uma espécie se evolui, ela se sente acima de qualquer outra espécie não tão evoluída quanto tal.
Logo após aparecem as Cruzadas, que foram o movimento que mais deu terras para a Europa, e dizimaram milhares de povos. " Ninguém havia matado mais em nome do seu Deus do que os
Cristãos."

Logo após, Vedder o cantor, canta uma frase que dita o seguinte trecho " (...) Having stocks on the day of the crash.", que seria como " (...) Comprando ações no dia do acidente. " , e é mostrada uma cena onde empresários estão se suicidando, pulando de edifícios, semelhantes a Quinta Feira Negra, e os suicidios resultantes de Wall Street Bater, de 1929.
Logo depois, vemos um campo aberto, antes com cavalos cavalgando livremente, que logo após foi dominado por tanques de guerra e soldados, mostrando a destruição. E após essa cena, se mostra um campo, lotado de judeus presos e condenados que foram perseguidos (e bem provavelmente mortos) pelo governo racista de Adolf Hitler. Depois podemos ver uma metáfora, e por sinal, muito interessante. Aparecem livros, sendo jogados e queimados por povos. Ou seja, queimando livros, se queima a informação. Exemplo: " Eu tenho a informação, e eu a queimo, logo você não terá chances de disputar o poder comigo, pois não terá a informação de dominação que eu possuo, pois eu já a destrui."

Agora o video mostra o Império Romano, as Civilizações Antigas (Egípcios, Mesopotamicos, etc.), utilizando suas duas características básicas: as civilizações hidráulicas, modo de produção asiática. Modo de produção Asiática: Todos trabalham por benefício de todos, porém, não deixam de pagar pelo o que consomem, ou seja, seu trabalho vira obrigatório, não opcional, pois seria sua forma de " pagar pelo o que é consumido." . Depois vemos o Império Romano, que dominou o mundo por 1000 anos, e foi o Império derrubado pelos " Barbaros ".
Após vemos os indigenas, que a Igreja tentou " domá-los" . A Igreja tentou colocar na cabeça do índio que se ele não " comprasse " , " consumisse " ele seria um infeliz derrotado, e os indigenas se rebelavam a esse modo de vida, até que morressem. (característica de capitalismo.)

Depois, imagens mostram a maior metalúrgica e a maior industria mundial até os dias de hoje, que se localiza na Alemanha. Após vemos cenas em que a industria vai tomando o mundo inteiro, destruindo campos abertos e construindo arranha-céus e edificios enormes. Logo após, se mostra os poderes e suas funções na globalização, e o capitalismo se mostra o poder central, todos os outros citados no video, na realidade, são as "marionetes" do capitalismo.
Na cena seguinte podemos ver uma menina correndo por um campo aberto, logo após ela ter pisado em um formigueiro, que no video representou como se fosse uma bomba, inicia-se uma guerra, onde se vê a futilidade de soldados matando uns aos outros pela expansão di capitalismo e da globalização.

Na cena seguinte, vemos o que nós, representamos para a globalização; Nós somos apenas a "ração" que alimenta o "cão" do capitalismo, outra metáfora que na minha opinião, é realista e interessante, ou seja, nossa futilidade alimenta o capitalismo.
Nas cenas seguintes vemos a evolução das industrias, da ciencia, da globalização. Vemos testes em animais - a industria se aproveitando da natureza - e nós vamos ser dominados pela tecnologia (computadores, video games, etc), nos tornamos exatamente "marionetes" do capitalismo. E agora, o final do video nos mostra como tende a ser o nosso fim... A industria irá "sugar" tudo o que temos, a natureza e inclusive nós mesmos e tomará o controle de tudo, após isso, a industria dominará. E depois de "sugarem" tudo, quando não servirmos mais para nada, seremos bombardiados por algo que nós mesmos criamos, fizemos evoluir e morreremos por isso.

Palmas para nós, meros humanos que viveremos para o capitalismo e morreremos por ele.
Palmas para a nossa hipocrisia e futilidade que nos auto destruirá. =)

Por: Loren Perez



Um comentário:

  1. Olá
    indicamos seu blog ao Stylish Blogger Awards, um selo de reconhecimento entre bons blogs.
    Para ser reconhecido pelo selo basta acessar o link abaixo e seguir as instruções.
    http://quimerasmetal.blogspot.com/2011/03/stylish-blogger-award.html
    parabéns pelo blog
    equipe quimeras

    ResponderExcluir