Fala galera que acompanha o Rock Alive Brasil!!!
Sempre gostei de listas e rankings. Desde moleque criava minhas próprias listinhas como: os 10 melhores desenhos animados, os 5 melhores jogos de snes, etc. Assim que mergulhei no universo musical criava minhas coletâneas em fita cassete, geralmente eram "Best of" de alguma banda ou estilo musical.
Com o Mp3 e YouTube a vida ficou mais feliz, as coletâneas e playlists se tornaram essenciais pra mim. Agora que tenho a oportunidade de escrever aqui, nada mais natural que utilizar este espaço para compartilhar com vocês meus rankings, com direito a "podium", medalhas e troféus.
Os 10 Melhores álbuns de 2014
O ano de 2014 foi excelente para quem gosta de música de qualidade. Montar essa lista não foi fácil, ouvi muita coisa boa e vários álbuns me chamaram muita atenção. Alguns deles inclusive tinham totais condições de figurar entre os campeões, por isso resolvi citá-los ao final da matéria.
Criei também uma playlist no Spotify (mais uma grande novidade no Brasil em 2014, mas isso é assunto para outra postagem) com músicas de todos esses álbuns, uma espécie de resumo do que foi 2014 musicalmente falando, se você não possui acesso ao serviço, o cadastro é rápido e gratuito, vale a pena.
A dica é: solta o play e curta as músicas lendo a matéria, garanto que será mais legal do que assistir a retrospectiva da globo!
Playlist:
O representante nacional da minha lista é uma banda que corre na contramão do cenário atual no Brasil e prova que não existe mais espaço para amadores. O profissionalismo desses caras é digno de admiração e o resultado é uma banda pronta para conquistar mundo (mesmo com letras em português, porque não?). "Que Seja Feita Nossa Vontade" é bom do início ao fim, uma avalanche de riffs e peso, lapidados em uma bela produção.
Mais afiados do que nunca, Slash e sua trupe lançaram um dos álbuns mais legais de 2014. A pegada violenta do guitar hero se mostra tão inspirada quanto em seus tempos áureos. Slash escolheu ser feliz ao invés de viver do passado e o reflexo disso está evidente em "World on Fire".
"Sonic Highways" de alguma forma me cativou. A contrário de muitas resenhas negativas que li sobre o álbum, gostei muito do caminho seguido por Dave Grohl e cia. As músicas tem um clima nostálgico e a simplicidade do rock setentista se faz presente. Ouço todo dia e pelo visto vou continuar ouvindo por um bom tempo!
Black Sabbath é vida! O Blues Pills é mais uma das muitas bandas que beberam da fonte sabática, mas tem um grande diferencial, o vozeirão da vocalista Elin Larsson. Feche os olhos e mergulhe na "psicodelia" da maior revelação de 2014.
Jack White junto com Corey Taylor e Dave Grohl, são os rock stars dos nossos tempos. Excêntrico e genial, White se mantém no topo em 2014. "Lazaretto" é tão bom quanto "Blunderblus", os violinos, timbres vintages e vocais malucos também estão aqui para nos divertir. Um álbum para ouvir várias vezes e sempre descobrir algum novo detalhe.
O Winger é muito mais do que uma das banda de Hard Farofa dos anos 80 e "Better Days Comin" é a prova concreta disto. Riffs furiosos, elementos de rock progressivo, power ballads e muito talento individual dos músicos, compõem este que é melhor álbum desde o retorno da banda.
Talvez a banda mais influente dos últimos 15 anos, inspirou toda uma geração dentro do Heavy Metal que chamamos hoje de "Melodic Death Metal" (odeio esse rótulo). "At War With Reality" marca o retorno do At The Gates ao trono, em plena forma. A combinação perfeita de metal extremo com melodias e letras inteligentes está aqui, no melhor álbum da banda!
O aguardado último álbum do Mastodon não decepcionou. A fórmula de sucesso está sendo lapidada pela experiência e o auge está aqui, talvez o álbum mais citado em outras listas como esta, em blogs e publicações especializadas ao redor do planeta. Progressivo, jazz, metal e hard rock nunca se deram tão bem juntos.
Max Cavalera sabe das coisas. Ao se juntar a Troy Sanders (Mastodon), Greg Puciato (The Dillinger Escape Plan) e Dave Elitch (ex-The Mars Volta), mostra que está antenado ao que rola no mundo do metal e prova a todos o quão genial e relevante ainda é. "Killer be Killed" é uma belíssima pancada na orelha, mesclando diversos elementos do heavy metal com muita personalidade e proficiência (com esse time campeão não seria diferente). "Wings of Feather and Wax" aponta para o futuro do Heavy Metal, onde cada vez ficará mais difícil rotular as bandas.
O grande lançamento de 2014 é quase sobrenatural. A audição de Great Western Valkirie, funciona como uma viagem a mágica década de 70. "Open My Eyes" tem calibre pra virar um clássico do rock e a dupla Jay Buchanan e Scott Holliday é a mais talentosa que vemos a muitos anos. Com o Rival Sons, não tenho dúvidas que o rock está salvo.
Menções honrosas (sem ordem de preferência)!!!
Califórnia Breed - Califórnia Breed
Threshold - For The Journey
Adrenaline Mob - Men of Honor
Unisonic - Light of Dawn
Edguy - Space Police
Judas Priest - Redeemer of Souls
Accept - Blind Rage
Slipknot - 5. the Gray Chapter
Exodus - Blood in Blood Out
Age Of Artemis - The Waking Hour
Grand Magus - Triumph and Power
Mr. Big - ... The Stories we could tell
Opeth - Pale Communion
Machine Head - Bloodstone and Diamonds
Chicago - Now
Fica também a sugestão para vocês criarem seu próprio top 10 e incluírem nos comentários, assim compartilhamos nossas impressões.
Abraços!!!
Threshold - For The Journey
Adrenaline Mob - Men of Honor
Unisonic - Light of Dawn
Edguy - Space Police
Judas Priest - Redeemer of Souls
Accept - Blind Rage
Slipknot - 5. the Gray Chapter
Exodus - Blood in Blood Out
Age Of Artemis - The Waking Hour
Grand Magus - Triumph and Power
Mr. Big - ... The Stories we could tell
Opeth - Pale Communion
Machine Head - Bloodstone and Diamonds
Chicago - Now
Fica também a sugestão para vocês criarem seu próprio top 10 e incluírem nos comentários, assim compartilhamos nossas impressões.
Abraços!!!

A lista é incrível estou ouvindo ainda, e porra essa Better Days é uma delícia de ouvir
ResponderExcluirFico feliz que tenha gostado! Abs!
Excluir