terça-feira, 8 de setembro de 2015

Entrevista: Sylvia Ribeiro, nos conta um pouco de sua iniciativa solo!

Fala galera que acompanha o Rock Alive Brasil, tudo tranquilo?

Hoje trazemos uma entrevista com a Baterista Sylvia Ribeiro (Cherry Machine), que nos conta um pouco de sua carreira solo e seu novo site em ascensão.

Bom... vamos lá!

Divulgação/Sylvia Ribeiro
R.A.: Sylvia conte-nos um pouco de sua formação, como escolheu a percussão/bateria, há quantos anos prática...

Sylvia Ribeiro: Bom, estou tocando faz quase 5 anos, comecei bem novinha, rs. Comecei de 13 pra 14 anos, já tocava violão e surgiu o interesse de aprender outro instrumento, e logo depois que sentei na bateria, tive certeza do que eu queria pra minha vida.

Aprendi de forma autodidata, usava almofadas para simular (na época ainda não tinha bateria). Formamos a banda (Cherry Machine) e aos poucos fomos comprando um pouco de equipamentos e ensaiar com frequência. Hoje, estou estudando no Instituto Bateras Beat aqui da minha cidade, onde estou pegando pesado na parte teórica, pra que eu possa um dia dar aulas também, esse é o objetivo. 

R.A.: Quais são suas influências, bandas e bateristas?

Sylvia Ribeiro: Acho que em cada fase, me inspirei em pessoas e bandas diferentes, rs. Depende muito do que estou ouvindo no momento.  Quando comecei, me inspirava muito na Jen Ledger, da banda Skillet, até porque ela cantava e tocava, então foi minha inspiração número um. Hoje, me inspiro muito no Mike Portnoy, gosto muito do estilo das viradas dele. Chad Smith também me inspira muito com seus Grooves.

Já com bandas, tenho por influência Pearl Jam, Foo Fighters, e Sepultura, que tem uma pegada que me agrada muito. Sou muito amante do Metal. 

R.A.: Hoje você toca na Cherry Machine, mas também faz um trabalho solo e recentemente lançou um site. Como foi o processo de resolver fazer um trabalho solo e a construção da ideia/site?

Sylvia Ribeiro: Tive a ideia do trabalho solo, porque tenho muito na minha cabeça que quero ser reconhecida como a Sylvia Ribeiro Baterista, e não apenas como integrante da banda. Já o site, resolvi fazer para divulgar o meu trabalho em uma plataforma diferente, integrada ao blog.

Trabalho com comunicação e sempre gostei desse tipo de veículo, assim resolvi criar um blog pessoal, um espaço realmente meu, com minhas ideias, sugestões e opiniões. Um espaço para as pessoas saberem quem é Sylvia Ribeiro. E foi assim que o site surgiu, rs. 

Divulgação/Sylvia Ribeiro
R.A.: O site possui uma equipe? Quem são seus parceiros?

Sylvia Ribeiro: Até hoje estou fazendo tudo sozinha. Essa é uma dificuldade, porque muitas vezes meu tempo fica um pouco apertado. É muita coisa para correr atrás. Conteúdo, fotos, ideias, pós produção e tudo mais. Mas procuro sempre mostrar algo de qualidade, nem que seja com menor frequência por enquanto, mas prezo pela qualidade. 

De parcerias, tem aparecido aos poucos. O Bateras Beat, é minha maior parceria até agora. Temos muitos projetos para o futuro. A marca mineira “Sienmpre Music”, que fabrica Pads de Estudo, também tem me enviado produtos para eu avaliar e publicar para meus seguidores. 

R.A.: Sabemos que ainda há muito pouco espaço para o músico independente, porém a internet é uma aliada. Quais as dificuldades e caminhos que encontra para a divulgação de trabalho, tanto na Cherry Machine, quanto o site e sua carreira?

Sylvia Ribeiro: Acredito que a maior dificuldade seja chamar a atenção do público para um trabalho autoral. Mas fazendo uma boa divulgação, o retorno aparece com certeza. Tenho um vídeo no meu canal onde dou dicas para a melhor divulgação de um material, e são dicas que considero muito válidas (Link: https://www.youtube.com/watch?v=7FiTtVbKEi0).

Acho muito importante pra um trabalho ser reconhecido, ser trabalhado com frequência. Pois isso faz você conquistar um público fiel, que vai estar sempre ligado nas suas atualizações e nos seus trabalhos. 

Divulgação/Foto Marco Lopes
R.A.: O Rock Alive tem como filosofia e meta, sempre divulgar e dar espaço para trabalhos independentes, em seu site você também divulga alguns artista inclusive de sua cidade. Você acredita que essa “união underground” (bandas, artistas, sites, blog, etc) é essencial para nova cena rock?

Sylvia Ribeiro: Bom, eu faço a minha parte. Acredito que se todos fizessem, a “cena” seria mil vezes melhor. Muitas vezes as próprias bandas e músicos acabam atrapalhando isso, tratando a música como se fosse competição ou como se houvesse “panelinhas” rs. Acredito que essa união tem tudo para ajudar a cena crescer, mas todos devem fazer a sua parte. 

7- O que achas das plataformas de músicas em Streamings (Itunes, Spotify, Onerpm, etc), para divulgação de bandas independentes? Vocês planejam subir as músicas da banda?

Sylvia Ribeiro: Eu acredito que elas possibilitam um contato maior do público com a banda. Isso é muito importante para a divulgação de um material. Com certeza, pretendemos atingir o maior número de pessoas possíveis quando lançarmos mais músicas. Mas por enquanto, vamos lançar apenas um single esse ano e depois começar trabalhar nas novas músicas. 

R.A.: A Cherry Machine recente participou do festival Girls ‘n Rock do Manifesto Bar, como foi essa experiência? E como é a rotina de show da banda?

Sylvia Ribeiro: Pra gente com certeza foi uma escola. Foi um festival de muito ensinamento, uma oportunidade incrível. Gostamos muito de participar e saímos de lá com outra cabeça. Isso foi essencial. 

Nessa fase de gravação, temos tocado mais aqui na nossa cidade, nas casas de shows que tocamos sempre. Mas assim que o material sair, vamos buscar fazer shows em mais lugares e cidades diferentes. 

Foto Rock Alive
R.A.: Para finalizarmos, quais são seus planos ainda para este ano de 2015 e há algum projeto novo para 2016?

Sylvia Ribeiro: Bom, inicialmente meus planos é continuar com esse projeto que tenho hoje. Matérias, vídeos, drum covers e tudo mais. Quero estudar MUITO nos próximos anos para em breve, quando eu estiver preparada, dar inicio a um projeto no qual eu sonho muito, um EP autoral Instrumental.

Quero muito chegar a um ponto, onde irei compor minhas próprias músicas, mostrar o que tem dentro de mim mesmo. Com certeza, quando isso acontecer, será o ápice da minha carreira, e acredito muito nisso. 

Gostaria de agradecer ao Marco e a Rock Alive pela oportunidade de estar falando aqui no site sobre meus projetos. Acompanho o trabalho de vocês também e gosto muito. Quero agradecer também a todos que tem me apoiado até hoje, principalmente meus amigos e meu namorado que me da muito apoio. Beijo especial aos leitores que estão acompanhando as matérias e que tem me dado um feedback positivo. Obrigada, de coração.

Contatos e Redes sociais:

Snapchat: drummersy

E aí, curtiram? Então fiquem ligados nas novidades que teremos para esse mês, e se você é artista/músico e quer ter seu trabalho divulgado em nosso site, entre em contato conosco Rock Alive Brasil!

Abraços!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário